PERFIL DE UM EMPREENDEDORBusca de oportunidades e iniciativa
Negociação “É o processo de buscar a aceitação de ideias, propósitos ou interesses, visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação conscientes de que foram ouvidas, tiveram oportunidades de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior que a soma das contribuições individuais”.(L. A . Junqueira- IMVC)).
CARACTERISTICAS DE UM BOM NEGOCIADOR
Os negociadores de sucesso apresentam características em comum. Abaixo conheça algumas delas:
Senso de igualdade – Lembre-se que cada moeda tem duas faces. Elas se completam. Uma boa negociação deve terminar com um resultado bom para ambos os lados, portanto tenha senso de igualdade e visualize os dois lados da moeda.
Respeito com quem está do outro lado – Assim como você, ele se preparou e está buscando a melhor negociação possível. Seja observador e estudioso com ele.
Atenção aos detalhes – Lembre-se sempre que o total é formado por pequenas partes chamadas “detalhes”, nenhum deles deixa de ser importante. Os detalhes são decisivos em muitas das negociações.
Comprometimento – Comprometa-se com a empresa, com o mercado, fornecedores e clientes. Comprometa-se também com as consequências e os resultados da negociação.
Atualização – Antes de iniciar a negociação, verifique se você está informado sobre todos os detalhes, números, informações, etc.
Você se considera um bom negociador?
O que então indicaria que eu, você ou nosso concorrente sejamos bons negociadores?
A primeira constatação é que o juízo sobre o que é ser um bom negociador não deve vir de nós mesmos, mas das pessoas com quem negociamos. É algo semelhante à nossa voz que, no gravador é uma e a que ouvimos ao falar é outra. Qual delas é a verdadeira? Certamente a do gravador, pois é a que todos escutam igualmente.
Se as pessoas nos procuram para a posição de mediadores de conflitos, pendências, esse é um indicador que nos respeitam como negociadores.
Se nos pedem para sermos mentores de jovens talentos, também é uma constatação que temos o que "ensinar" em negociação.
Se as pessoas pedem que você seja o portador de uma notícia não muito boa é porque entendem que você tem a habilidade em dizer as verdades na hora certa e da maneira mais adequada, fundamental característica de um bom negociador.
Finalmente, qual será o estilo ideal do bom negociador?
Na realidade não existe um estilo ideal, o que pode existir é um estilo mais adequado para uma determinada situação. O bom negociador é aquele que no relacionamento com outras pessoas procura potencializar seus pontos fortes, usar argumentos que respeitem as características individuais de quem está do outro lado da mesa. E isso está presente em todos os estilos, é só utilizar.
|
|
01 - Atenda o cliente imediatamente. Se a pessoa espera, um minuto pode se transformar em eternidade. O ideal é recepcioná-lo e pedir que aguarde. 02 - Seja sempre cortês com todos os clientes, deixando de lado preconceitos e más impressões. Evite termos técnicos, gírias ou expressões que criam falsa intimidade, como por exemplo: "querido", "bem", ou "amor". 03 - Dê tempo para que o cliente explique o que deseja e procure atendê-lo da melhor forma possível. 04 - Expresse-se com um tom de voz suave. Nunca dê ordens para não causar constrangimento. 05 - Deixe o cliente terminar a frase sem interrompê-lo. 06 - Diante de problemas com o cliente, recorra a ajuda do líder imediato ou de colegas mais experientes. 07 - Se cometer alguma falha, é melhor admiti-la. Do contrário, pode parecer que não esteja falando a verdade, escondendo informações ou omitindo problemas. 08 - Ao telefone, atenda com presteza falando o necessário e encerrando a conversa gentilmente. 09 - Atenda o cliente com rapidez sem confundir com descaso. 10 - Ouça as reclamações do cliente e encaminhe-as a uma solução. |
3 dicas para ser motivacional:
1 - VALORIZACÃO: A pessoa mais motivada é aquela que é mais valorizada, a maior e mais impressionante de todas as criações é sem dúvidas o ser humano, o valor de um ser humano é imensurável, eu sempre comparo o ser humano com o ouro, que é um dos metais mais valiosos, isso devido à quantidade disponível, se existisse mais ouro do que ferro, o ferro seria mais valioso do que o ouro. E devido a sua individualidade o ser humano valiosíssimo.
O contrario da motivação não é o desanimo, mas sim a indiferença, e se você quer motivar uma pessoa nunca seja indiferente diante do seu valor.
2 - TENHA FÉ: ‘’A fé é a certeza das coisas que se esperam’’ (Hb 11.1), a maior causa da desmotivação é a falta de fé, se você quer realmente ser um motivador é preciso cultivar constantemente a fé, é necessário ter fé em si mesmo, é necessário ter fé na vida, fé na realização dos seus sonhos, e principalmente fé em Deus. Depois comece verdadeiramente a crer nas pessoas, creia em seus projetos, creia em seus sonhos, creia em seu potencial, por que não há sonhos impossíveis para aqueles que têm fé, afinal ‘’tudo é possível ao que crê’’ (Mc 9.23). Se você quer mesmo ser motivacional tenha fé e encoraje as pessoas a cultivarem a sua fé.
3 - ATITUDE: todas as minhas palestras e treinamentos eu inicio falando sobre o calor humano, e sempre digo que para ter sucesso na vida é necessário abraçar todos os dias pelo menos oito pessoas, e logo após a explicação eu peco para que todos se levantem e dêem os oito abraços, o resultado é incrível... Outro dia após eu terminar uma palestra direcionada para um grupo de professores, um rapaz se aproximou dizendo que a palestra havia sido maravilhosa, más o momento em que ele mais havia se emocionado foi no momento dos abraços, pois contou que estava longe da família e que já fazia muito tempo que não recebia um abraço de alguém. Naquele momento eu aprendi que mais importante que as palavras motivacionais, são as atitudes motivacionais.
Imagine comigo: em um galho de árvore estavam sentados cinco sapinhos descansando, em dado momento três deles decidiram pular, responda rápido: quantos sapinhos restaram em cima do galho?
Se sua resposta foi (restaram dois sapinhos) você errou, pois restaram cinco, por que os três sapinhos decidiram pular, e decidir é uma coisa, ter a atitude de pular é outra... Eu tenho certeza de que você se conscientizou da importância de se ter responsabilidade motivacional, e que decidiu ser uma pessoa motivacional, mas decisão sem atitude não te levará a lugar algum, o que vai fazer diferença é a atitude de colocar em prática os conhecimentos que adquirimos. Se definitivamente você quer motivar as pessoas tenha atitude.
Sonho com o dia em que todas as pessoas terão responsabilidade motivacional, o mundo não será perfeito, as pessoas ainda terão problemas, mas estarão cercadas de outras pessoas prontas a motivá-las, prontas a encorajá-las, para que nunca desistam de seus maiores tesouros, os seus sonhos.
Se você quer ter sucesso seja motivado, se você quer ser sucesso seja motivacional.
De acordo com LAS CASAS (1987), a venda pessoal é uma das mais eficientes ferramentas de comunicação em
marketing. Consiste na comunicação direta da empresa com seus clientes através dos vendedores. Exatamente por ser
pessoal, esta forma de comunicação apresenta muitas vantagens.
O que um vendedor deve saber
Como despertar a atenção de um Cliente:Você deve estar sempre bem-vestido, cabelo arrumado, unhas feitas, perfumado suavemente. Se for mulher, deve estar maquiada, e vestida de acordo com o ambiente em que estará vendendo. A mulher não deve usar vestido muito curto, nem muito decotado e nem transparente. O homem deve usar roupa adequada ao ambiente ou terno com gravata, sapatos lustrados e limpos. Fale com firmeza, convicção e segurança. Faça sempre sua identificação e da também da sua empresa. Não diga o que o produto faz, mas sim o que ele é, suas vantagens (qualidade, custo, benefício, design bonito, etc).
Motivação como ferramenta de trabalho
Motivação é uma espécie de energia psicológica que põe em movimento o organismo humano.A Venda Direta é o trabalho que mais precisa de motivação, ninguém faz nada sem motivos. Você só motiva os outros e a si mesmo nesse mercado acreditando primeiramente em você e no seu trabalho e também, mostrando e obtendo resultados. Dando bons exemplos, cumprindo horários, regras, normas de trabalho e valorizando sua empresa você vencerá. O otimismo é a força que conduz tudo ao sucesso, é a postura mental de sempre ver as coisas boas dos fatos e mesmo diante da dificuldade, manter a convicção de que tudo vai melhorar.